Rádio Universitária da UFRN 88,9 FM

TABELA DA I COPA DA GENTE 2010

TABELA DE JOGOS E RESULTADOS ESTATÍSTICAS

Jogos e Resultados é Aqui!

Placar do Blog

EDUCAÇÃO


Página Principal » Vestibular 2011 » Obras Literárias
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR
VESTIBULAR 2011

Recomenda-se a leitura integral das seguintes obras literárias:

Crônica: COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA - Luís Fernando Veríssimo
Poesia: HORTO - Auta de Souza (Disponível na Editora da UFRN no início de Maio)
Romance: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS - Machado de Assis
Teatro: O SANTO E A PORCA - Ariano Suassuna
Conto: NEGRINHA - Monteiro Lobato
     Relação dos contos da obra Negrinha:
       NEGRINHA
       AS FITAS DA VIDA
       O DRAMA DA GEADA
       BUGIO MOQUEADO
       O JARDINEIRO TIMÓTEO
       O FISCO (CONTO DE NATAL)
       OS NEGROS
       BARBA AZUL
       O COLOCADOR DE PRONOMES
       UMA HISTÓRIA DE MIL ANOS
       OS PEQUENINOS
       A FACADA IMORTAL
       A POLICITEMIA DE DONA LINDOCA
       "QUERO AJUDAR O BRASIL..."
       SORTE GRANDE
       DONA EXPEDITA
       HERDEIRO DE SI MESMO




Padre Nunes deixa Secretaria da Educação e explica motivos


Por Agência RN
O secretário estadual de Educação, padre Nunes, pediu na manhã desta terça-feira (13) exoneração do cargo de titular da pasta. O motivo, explicado em carta, é o respeito à Lei Canônica - padre Nunes é pároco da comunidade de Neópolis e de acordo com o Código de Direito Canônico de 1983, no cânon 285, clérigos são proibidos de assumir cargos públicos.

Padre Nunes ressaltou, no entanto, que confia no que o governador Iberê Ferreira de Souza fará pela Educação do Estado “porque é um homem ético e comprometido com as pessoas.” Ele agradeceu ao governador pela confiança e aos funcionários pela receptividade.

Padre Nunes afirmou que mesmo na Igreja não deixará de colaborar com a área da Educação.

Com a saída de padre Nunes reassume o cargo de secretário estadual de Educação, Otávio Augusto de Araújo Tavares, que sucedeu Ruy Pereira na pasta no início de fevereiro. Ruy morreu em acidente automobilístico no dia 11 de fevereiro.

Carta na íntegra:

Excelentíssimo Senhor Governador,

Por meio desta, solicito, em caráter irrevogável, a minha exoneração do cargo de secretário de Estado da Educação.

Agradeço profundamente o convite, porque acredito na atual gestão e tenho uma visão de esperança nas questões referentes ao crescimento da educação no Rio Grande do Norte. Confio na capacidade do senhor, governador, um homem ético e comprometido com as pessoas, e que saberá fazer muito pela educação no nosso estado, apesar das dificuldades históricas que esse setor sempre enfrentou.

Esse pedido se dá por uma questão de obediência à Igreja. A Lei Canônica nº 285 não permite que um pároco, como eu, assuma o cargo que me foi oferecido.

Obedeço à Igreja porque ela é minha própria vida; e negar a sua orientação é negar a minha própria fé.
Agradeço também aos servidores e à população que acreditaram em mim e me incentivaram bastante para aceitar esta missão.

Mas o fato de não poder permanecer no cargo não me impede de continuar contribuindo, dentro do meu campo de atuação, com o desenvolvimento da educação no Rio Grande do Norte. Serei sempre um colaborador desta gestão.

Respeitosamente,

Antônio Nunes Araújo.



Reajuste no Estado deverá ser votado pela Assembleia Legislativa

A mensagem que estabelece o reajuste de 7,15% no vencimento básico já está na Assembleia Legislativa. A expectativa é que vá a voto amanhã. A informação foi obtida pelo diretor do Sinte-RN, Assis Silva, agora à tarde na Assembléia.
A mensagem também trata do ajuste na remuneração em 7,86%. Mas, nesse caso os beneficiados serão apenas os profissionais em início de carreira. Quem tem cinco quinquenios ou mais só perceberá alteração na remuneração a partir do reajuste de julho.
Veja tabelas: É só clicar!
Tabela do Magistério - março de 2010
Tabela do Magistério - julho de 2010

Hoje pela manhã uma comissão do Sinte-RN visitou a Secretaria de educação para verificar o andamento dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado por ocasião da última greve. Segundo a diretora do Sindicato Luzinete Leite, a tramitação está correndo dentro do esperado.

Observações:

1. Os ADTS foram calculados contando o tempo do magistério: três anos na letra A e dois anos nas demais letras;
2. Se houver alguma diferança é em função do ADTS;
3. O abono tem influência sobre o valor do ADTS, e, em alguns casos, seu valor poderá variar.
4. O aposentado não tem abono. O valor do ADTS é cauculado em cima do salário base.
5. Percentual real de reajuste: 7,15%
Quem receber em março, não terá mais reajuste no mês de julho. A diferença é que terá incorporado ao salário base o valor correspondente a 7,15%. O que será pago em março é uma antecipação.
*Estas tabelas podem conter uma pequena margem de erro se considerarmos o cálculo dos ADTS.




CNTE promove greve geral na Educação nesta terça-feira (16)
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) está organizando para esta terça-feira (16) uma paralisação geral da Educação em prol do Piso Salarial Nacional. O objetivo é demonstrar ao Supremo Tribunal Federal a insatisfação pelo protelamento que vem ocorrendo com relação à votação do Piso.
Para a coordenadora geral do SINTE-RN, Fátima Cardoso, a categoria tem que se mobilizar pois os governadores, prefeitos e o próprio MEC não cumprem o que determina a lei do Piso.
Fátima convoca todos os trabalhadores em Educação (funcionários e professores) a parar nesta terça-feira. “Mesmo com a greve devemos fortalecer a luta nacional” conclui a coordenadora.


A participação de todos é imprescindível.


Muita confusão na assembleia dos professores do  estadoMuita confusão na assembleia dos professores do estado
Professores da rede estadual de ensino decidem por fim à greve e retornarem às salas de aula a partir da próxima segunda-feira (15). A decisão em assembleia, na Escola Estadual Winston Churchill na tarde desta sexta-feira (12), foi em clima de discussão ao término da votação com margem de poucos votos de diferença.

A categoria aceitou a proposta do governo encaminhada à Assembleia Legislativa para um reajuste fracionado — 7,15% a partir de 1º de julho e 7,86% retroativo a março. Houve até bate-boca entre professores que participaram da assembleia deliberativa esta tarde.

Os professores da rede estadual de ensino entraram em greve no dia 2 de março, deixando aproximadamente 350 mil alunos sem aulas. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação queria a antecipação da garantia do reajuste salarial, devido a impossibilidade do Governo autorizar o reajuste a seis meses da eleição, e também melhorias na infraestrutura e condições de trabalho para os profissionais.

A rede estadual tem 20 mil professores ativos, 13 mil aposentados e 12 mil funcionários. O comando de greve pretende mobilizar nos próximos dias professores e servidores das 756 escolas da rede estadual. Veja fotos




SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CAMPO REDONDO PERDEU O PDE !!! ??? POR QUÊ?
O que é o Plano de Desenvolvimento da Educação?
Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa também envolver todos — pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola.
Dizem por aí que a culpa é do ex-prefeito Marcos Uelb que não prestou contas? Será que é verdade? Ou é mais uma desculpa ...É assim...sempre o prefeito anterior é culpado por isso ou por aquilo. Já é moda!

O PDE inclui metas de qualidade para a educação básica, as quais contribuem para que as escolas e secretarias de Educação se organizem no atendimento aos alunos. Também cria uma base sobre a qual as famílias podem se apoiar para exigir uma educação de maior qualidade. O plano prevê ainda acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino.


Fica a pergunta no ar:
Quem foi o culpado desta tragédia?


PDE = PERDEMOS O DINHEIRO DA ESCOLA!!!


 

 Formação de professor melhora ensino em escola pública

350 mil vagas até 2011Brasília (24.02.2010) - O Mec deu continuidade, em 2010, à política de formação continuada de professores de escolas públicas. Em edital publicado ontem, dia 24.02., o ministério quer agregar novas propostas e instituições de ensino superior públicas ao procedimento.
A inscrições começaram ontem mesmo e vão até o dia 29 de março. Os cursos de formação continuada serão nas modalidades presencial e semipresencial, segundo os critérios do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Serão 350 mil vagas até 2011, e a formação continuada deve ter carga horária mínima de 60 horas e máxima de 280 horas.
Além de ampliar a rede de formação, o Ministério da Educação que promover a articulação das universidades com as escolas públicas de educação básica. O objetivo é garantir o direito de crianças, jovens e adultos a uma educação de qualidade. Podem apresentar projetos as universidades federais e estaduais que desenvolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas especificadas no edital e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia que têm cursos de licenciatura.
Entre as áreas descritas na chamada pública, estão: desenvolvimento e consolidação de novas metodologias articuladas aos componentes curriculares; ensino médio – ciência, cultura e trabalho; diversidade no ambiente escolar. As propostas de formação continuada aprovadas receberão apoio financeiro, que pode ir de R$ 50 mil a R$ 500 mil.

Cursinho Global divulga resultado do Processo Seletivo 2010

O Cursinho Global do projeto Universidade Mais Publica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus de Santa Cruz, divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado do processo seletivo realizado no último dia 06, para ingresso no ano letivo 2010.
Foram disponibilizadas 80 vagas. Segundo a Comissão Organizadora do Processo Seletivo do Cursinho, as matriculas serão realizadas nos dias 25 e 26, da próxima semana, na Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, no horário das 8h00 às 12h00.

Para efetuar a matrícula, o aluno deve levar cópias do RG, CPF e do Histórico Escolar do Ensino Médio, cujo documento original também deve ser apresentado, além de foto 3 x 4.
O início do ano letivo 2010 do Cursinho Global da UFRN em Santa Cruz está marcado para o dia 6 de março. As aulas serão ministradas aos finais de semana, na escola Estadual José Bezerra Cavalcanti (Pedagógico).
Este será o terceiro ano de execução do Cursinho Global em Santa Cruz e vem obtendo ótimos resultados nos vestibulares, especialmente na seleção da UFRN.
 

Confira os aprovados:

Adeilma Alves de Lima
Adriana Costa Pereira
Adriano Soares de Amurim
Aljarlane Medeiros da Silva
Amanda Laís Pereira de Lima
Ana Francisca da Silva Domingos
Ana Maria de Oliveira
Ana Paula Pereira Gomes
Anderson Gomes da Silva
Andrier Santos da Silva
Anizia Regina Lopes Pereira
Antonia Cristiane Feitoza Pereira
Aparecida Campelo de Lima
Avelina Josielma Campelo
Brenda Priscila Bezerra da Fonseca
Brígida Yolanda Cabral Fonseca
Bruna Rafaela da Rocha Galvão
Caio Augusto Bezerra T. da Silva
Cintia Miliane Leite da Silva
Cristina Kenia Oliveira da Luz
Daladiene Pereira da Silva
Damiana Adriana de Oliveira Farias
Danilo Andrade Lima
David Wesley Rozendo da Luz
Dayane Cassiano da Silva
Daysiane Andressa Rosendo Vila
Deyse Cassiano da Silva
Djullian Kell Antunes Bezerra
Edileide da Silva Fernandes
Edyla Tarciane Palhares de Araujo
Eilson Miguel dos Santos
Elvania Mandu da Silva
Eulayres Ohanna da S. Dantas
Felipe Augusto Rogério da Paz
Francimara da Silva Peres
Francisco Robervaldo Justino Gomes
Geane Silva Gonçalves
Genielda Sena de Lima
Gilnara Francielly M. de Medeiros
Harieise Francisca Nascimento de Oliveira
Hilthecene Santos Bezerra
Hiorras Franklin Trigueiro Matias
Ivanaldo Lima da Silva
Jaedson Marques de Lima
Jefferson Augusto Fernandes Cure
João Marcos da Silva Lima
José Everton da Silva Linhares
José Ivan Ferreira da Cruz
Josefa Rosielma Venceslau de Pontes
Judson Bezerra Carvalho
Kátia Priscila da Silva
Katiane Leite da Silva
Laís Rodrigues Lucas
Leonardo de Medeiros Silva
Marcelo de Araujo Abreu Pereira
Maria Edilza dos Santos
Maria Elizabete Galdino Rocha
Maria Gabrielle Macedo Moura
Maria Patrícia Ferreira Andrade
Maria Rosimeire da Silva
Maria Valdicleide Ferreira da Silva
Marislayne de Gusmão Pereira
Michael Ferreira da Silva
Milena Valitim de Oliveira
Natalia Cleide da Silva
Natanael Manoel Campelo
Niedna Maria da Silva
Pedro Regis Soares Marinho
Rafael da Rocha Galvão
Rita de Cássia dos Santos Silva
Roberta Carla da Silva
Rosana Mandu Xixi
Rosiane de Lima Macedo
Rozana Maria Gomes
Sheila Santos da Silva
Sonia Maria Sousa da Rocha
Tamiris Sales da Silva
Vanessa Iolanda da Silva Confessor
Vitor Josué Santos Feitoza
Wedna Dayane Confessor e Silva


Fonte: Rádio Santa Cruz AM

* IFRN divulga resultado final dos cursos de graduação
* Iberê prestigia carnaval de Caicó
* Cursinho Global divulga resultado do Processo Seletivo 2010
* Tranquilidade marca os dois primeiros dias de Carnaval em Santa Cruz e região
* Vice-governador abre carnaval de Alexandria


Nota oficial do Governo sobre a morte do secretário Ruy Pereira

O Governo do Estado divulgou nota oficial sobre a morte do secretário de Educação, Ruy Pereira,60 anos, ontem num acidente automobilístico na Região metropolitana de Recife. A governadora Wilma de Faria decretou luto oficial de 3 dias pela morte do auxiliar. Segue a nota oficial:
GOVERNO DO ESTADO  -  NOTA OFICIAL
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte vem a público manifestar irrestrita solidariedade aos familiares e amigos do Secretário de Estado da Educação e Cultura, Ruy Pereira dos Santos, cujo falecimento ocorreu na noite de 11 de fevereiro na Região Metropolitana de Recife.
O sentimento de todos os que compõem o Governo e conviveram com Ruy Pereira é de incredulidade e dor. Sua morte trágica em acidente automobilístico ainda mantém os seus companheiros em estado de choque, perplexidade e profundo pesar.
O Rio Grande do Norte perde um homem íntegro e um administrador público correto e capaz.
Ruy Pereira leva consigo a ternura dos visionários e a obstinação dos vencedores.
Parte num momento em que brotavam os frutos do trabalho desenvolvido para o bem da educação potiguar.
Ele que já havia sido um eficiente Secretário de Estado da Saúde, dedicando sua qualidade de médico sanitarista e a sua visão humanista à assistência aos seus semelhantes.
A hora é de saudade e reflexão. Ruy Pereira se foi.
Nossa missão é cultivar e colher as sementes que ele plantou.

Sepultamento de secretário de Educação do RN reúne personalidades e causa comoção


Foi enterrado , hoje, no Recife, o corpo do Secretário de Educação Ruy Pereira, vítima de um acidente vítima de um acidente de carro na BR 101 entre as cidades de Igarassu e Recife, em Pernambuco. Ele viajava em companhia do motorista da Secretaria de Educação, Francisco Canindé, quando teve seu veículo atingido (Tracker da Chevrolet, placa MMK 5917) por um caminhão dirigido por Roberto Freire Freitas.
O enterro foi acompanhado por mais de 100 pessoas, entre familiares e amigos do RN e de PE. Sua trajetória política em 60 anos de vida reuniu personalidades na cerimônia de ontem.
Wilma, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), o deputado federal João Maia (PR) e a deputada federal Fátima Bezerra (PT) estavam entre os representantes das autoridades políticas do RN. O secretário estadual das Cidades de PE e ex-ministro da Saúde Humberto Costa e o deputado federal Maurício Randis (PT-PE) também estavam entre os presentes.

Familiares e amigos paraibanos e pernambucanos prestavam suas últimas homenagens. Mas nem todos ali eram nomes conhecidos ou tinham ligação direta com Ruy Pereira.

A agente de saúde Maria José Santos, 57, e a dona de casa Marta Grináurea, 55, souberam pelo rádio e por colegas de trabalho que Ruy havia morrido. Choravam também. “Ele foi muito bom aqui para a comunidade Planeta, melhorou o posto de saúde, fez saneamento. A gente quer muito bem a ele”, relata Maria José, referindo-se a uma área na periferia de Recife, a cerca de 20km do centro, próxima ao cemitério Parque das Flores, onde Ruy foi enterrado, no mesmo sepulcro da irmã Elisa.


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações de Emídia Felipe


Categoria conquista aprovação do plano de carreira

Na noite desta terça-feira (15), o diretor de relações sindicais e interior do SINTE-RN, Canindé Silva, esteve presente em uma assembleia realizada na câmara municipal de vereadores de Campo Redondo.
Mediante negociações, a categoria garantiu a aprovação do plano de carreira em que as mudanças de nível ocorrem sem regressão nas letras.
Canindé Silva (na foto conversando com o presidente da câmara municipal de vereadores sobre a emenda ao plano de carreira que trata de promoções) diz que “a coordenação do núcleo municipal teve uma atuação importante na conquista e a categoria sempre esteve apoiando e presente, inclusive na assembleia.


Confira os primeiros lugares por área do vestibular da UFRN

A Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) divulgou na manhã desta terça-feira (05) a lista com os primeiros lugares dos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Biomedicina - José Cleiton Ramalho da Silva
Humanística I - Glauton Braga do Nascimento (Administração)
Humanística II - Érika Sousa Medeiros (Letras/Língua Espanhola e Literatura)
Tecnológica I - Ana Luísa Moreira Araújo (Arquitetura e Urbanismo)
Tecnológica II - Edson Batista Júnior (Ciências e Tecnologia)
A lista completa dos aprovados na UFRN foi divulgada às 12h no ginásio da UFRN e às 12h30 na TVU, site da Comperve e em seguida no DN Online.

Clique aqui e Confira os Aprovados no Vestibular 2010!

LISTA DE APROVADOS DE CAMPO REDONDO
Jéssica Eveline Medeiros da Costa – Letras/espanhol

Mikaelle Fabiane Gomes Laurentino - Letras
Maria Vanêssa Morais da Silva – Letras
Janine da Costa Dantas – Fonoaudiologia
Everton Tiago Alves de Oliveira - Filosofia
Edilane Rodriguês Dantas de Araújo - Nutrição
Suelisson da Silva Araújo - Medicina
Fonte: dnonline